top of page

Desenvolvimento Psicossexual, já ouviu falar?

  • 26 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 31 de ago. de 2023




A sexualidade está presente desde a nossa formação como indivíduos, na infância.

Sigmund Freud, psicanalista e estudioso sobre a sexualidade humana, define libido como uma energia vital, uma "pulsão de vida" que se antagoniza com a pulsão de morte, como “prazer”.

De acordo com Freud existem fases do desenvolvimento psicossexual, que se inicia ainda na infância, onde o foco da libido/prazer muda no corpo conforme a idade, sendo elas:

- Fase Oral: 0-18 meses – a “libido” está na boca da criança, que é a parte do corpo com mais inervação sensitiva nessa idade. O “sugar” é prazeroso para a criança, é como ela descobre o mundo ao seu redor, colocando tudo na boca.

- Fase Anal: 1-3 anos – Fase em que a criança descobre que ela “cria e produz” algo, e isso é prazeroso! A criança não entende as fezes como algo nojento ou sujo, entende como algo que ela fez e, portanto, quando o adulto diz que aquilo é ruim, faz cara de nojo e briga por ela “brincar” com o seu coco, o entendimento é que o que ela faz, produz e cria é ruim. Quando a criança vem mostrar orgulhosa que fez coco a gente precisa explicar que ela fez um bom trabalho e que vamos colocar o coco no lugar dele (vaso sanitário) e “dar tchau”.

- Fase Fálica: 3-6 anos – É a fase em que a criança começa a ser desfraldada, e percebe que algo que antes ficava coberto está ali, e tem um toque prazeroso. É a famosa fase da “masturbação infantil”. Deve ficar claro que a criança não tem eroticidade! Mas sente prazer! E da mesma maneira que na fase oral era prazeroso colocar algo na boca, nessa fase é prazeroso o toque na genitália por ela mesma. É um momento em que muitos adultos se desesperam e não sabem como agir quando veem a criança com a mão na genitália, alguns até solicitam avaliação médica por suspeita de abuso. Esse comportamento é completamente NORMAL! É necessário explicar para a criança que esse tipo de toque deve ser feito na “intimidade” (como fazer xixi ou coco) e que apenas ela (e os responsáveis) pode tocar as partes “cobertas por biquíni”, e que ela também não deve tocar essas partes em nenhum adulto, ensinando a criança sobre prevenção de abusos sexuais.

- Fase Latente: 6 anos até a puberdade – a libido, ou prazer, está voltada nessa fase para a socialização da criança. Geralmente nessa idade a criança frequenta escola e volta sua energia para o convívio social, as amizades, os aprendizados escolares.

- Fase Genital: puberdade – Fase onde a onda hormonal traz a puberdade! O prazer genital passa a ser de fato erotizado. Estimula-se o diálogo sobre desejo, prazer, prevenção de gravidez indesejada, de infecções sexualmente transmissíveis e prevenção de comportamentos de riscos.


E aí? Gostou do conteúdo? Identificou as fases em criança do seu convívio?

Deixa aqui seu comentário!

 
 
 

Comments


Tipos de Atendimento

  • Atendimentos particulares

  • Presencial

  • Teleconsulta

Consultório: Torre Comercial do Shopping Bento - sala 803 - Rua Marechal Deodoro, 230 - Centro, Bento Gonçalves / RS

Contatos:

WhatsApp: (54) 99912-2522

Instagram: @dra.greyceferreira

Obrigado por enviar!

© 2022 por Dra Greyce Ferreira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page